13/07/2020 às 12:32 Noticias

Evasão escolar pode aumentar com pandemia

334
5min de leitura

Desafio antigo do Brasil, a evasão escolar pode aumentar em razão da pandemia da covid-19. O alerta foi feito por debatedores que participaram de audiência na quinta-feira (9) na comissão mista que acompanha as políticas públicas adotadas durante a pandemia.

Entre as medidas para evitar que estudantes abandonem a escola, os debatedores defenderam a ampliação do acesso à internet banda larga e estratégias pedagógicas de acolhimento.

Dados mais recentes do IBGE dizem que 11,8% dos jovens entre 15 e 17 anos — o equivalente a 1,1 milhão de pessoas — estavam fora da escola em 2018.

O presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Luiz Miguel Martins Garcia, foi um dos que alertou para o risco do aumento da evasão escolar.

Segundo ele, a dificuldade de acesso à internet tem gerado novos excluídos.

 Havia o aluno que estava fora da sala de aula por alguma razão — e a gente trabalha sempre para trazê-lo — e, neste momento de pandemia, nós geramos novos excluídos.

Há aqueles da escola que optou por usar tecnologias digitais e ele não tem condição de ter acesso pleno à internet; há aquele que recebeu atividades impressas, mas cujos pais são analfabetos; há aqueles cuja família não consegue se organizar para tal.

E nós vamos gerar agora a possibilidade de ter aqueles que têm medo, o medo da volta com aquele discurso de que este ano está perdido — disse.

De acordo com o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Roberto Liza Curi, cerca de 30% das famílias temem que os filhos desistam da escola, por isso é fundamental pensar em medidas de acolhimento dos estudantes como reaproveitamento de estudos.

Temos também dados que demonstram que 30% das famílias brasileiras temem que os seus filhos desistam da escola, que não retornem mais.

Nós estamos cuidando de acolhê-los nesse momento de forma mais ampla, inclusive colocando a reposição na perspectiva desse acolhimento, na perspectiva do reaproveitamento do que não pôde ter sido aproveitado em determinadas realidades, em determinadas redes, para que também se evite a reprovação, para que haja uma perspectiva de aproveitamento amplo — apontou.

Sobre o retorno das aulas no momento em que a pandemia ainda não foi superada, Curi afirmou que a volta deve combinar atividades presenciais com remotas.

 A gravidade do contágio aumenta em alguns casos, em muitas capitais. Então, além de o retorno ser cauteloso do ponto de vista sanitário, além de preservar a vida de indefesos, é importante entender que esse retorno deve se dar a partir de atividades que complementem as atividades não presenciais. Não vai haver uma suspensão das atividades não presenciais — defendeu.

Presidente do colegiado, o senador Confúcio Moura (MDB-RO) apontou a apreensão de pais e mães de alunos com a volta das atividades presenciais em meio à pandemia. Para o senador e outros participantes da audiência, o Ministério da Educação precisa coordenar essa nova etapa.

É muito fácil falar "vamos voltar às aulas". Vamos voltar às aulas quando há o pico da doença ainda em muitos estados.

Sei que a Undime, o Consed, entre outras instituições que estão muito preocupadas,

já se adiantaram a esse debate, mas está faltando esse órgão de representação máxima que é o Ministério da Educação entrar no circuito para que, através da sua liderança nacional, possa também apresentar um protocolo de retorno às aulas com imensa segurança — disse.

Banda Larga

O conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul Cezar Miola apontou que a pandemia evidencia a urgência em tirar do papel uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) que prevê universalizar o acesso à internet em banda larga de alta velocidade promovendo a utilização pedagógica das tecnologias da informação e da comunicação.

 Quando se diz que mais de dois terços das famílias brasileiras têm acesso à internet, isso não é exatamente verdadeiro.

Muitas estão conectadas com programas básicos, para atividades muito simples, mas que não permitem, por exemplo, acesso a vídeos, às aulas e a todas essas atividades. 

É preciso ferramenta tecnológica, é preciso acesso às redes, e portanto, investimentos nessa área.

Talvez deva ser a grande diretriz a ser concretizada daqui para a frente, oferecer os mecanismos para que as atividades remotas possam ser efetivamente viabilizadas, com aquisição de equipamentos e acesso à rede.

Acesso de verdade e não apenas conexão — salientou. 

Representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Josué Modesto, que é secretário de Educação de Sergipe, falou sobre os impactos orçamentários da pandemia no setor e apontou a necessidade de receitas para a educação sem vinculação com a arrecadação.

 Foi feito um levantamento em todas as nossas redes estaduais de educação. Estimou-se que, para este ano, nós teríamos uma queda de arrecadação de R$ 28 bilhões.

E, quanto às despesas novas, às despesas extraordinárias já contratadas pelas diversas secretarias, nós as estimamos em R$ 2 bilhões.

Trata-se de despesas novas que estão vinculadas a algumas atividades, como a alimentação escolar — apontou.

Segundo Modesto, a compra de produtos de limpeza, álcool e o fracionamento de turmas previstas nos protocolos de saúde, além das exigências tecnológicas para as aulas não presenciais, têm um impacto significativo no orçamento dos estados.

Ele alertou para o risco de colapso da educação caso novos recursos não sejam liberados. 

Neste momento, as nossas secretarias estão estimando os custos envolvidos com a implantação do ensino híbrido.

O fato é que teremos custos adicionais com este ensino híbrido, combinação de ensino remoto e ensino presencial em novo formato com as precauções exigidas.

Nós precisamos de auxílios para a manutenção das atividades para que elas não entrem em colapso, as diversas secretarias estaduais e municipais, do ponto de vista orçamentário e financeiro, para que atravessemos o ano de 2020 e de 2021 — disse.

Fundeb

Durante audiência sobre o panorama da educação no período da pandemia do novo coronavírus, deputados e senadores apontaram que o atual momento reforça a importância de aprovação da continuidade do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

O Congresso Nacional analisa proposta de emenda à Constituição que torna o fundo permanente. A PEC 15/2015 também aumenta a participação do governo federal nesse financiamento.

 Eu acho que a gente finalmente está chegando no momento da votação — na próxima semana, tudo indica que vamos votar na Câmara dos Deputados — e acho que essa bandeira deve ser potencializada na próxima semana, para não correr o risco de não ser votada, porque, se o Fundeb já era importante — ele representa 65% do financiamento da educação básica pública do nosso país – antes da pandemia, vai ser mais importante ainda neste momento de grave crise —defendeu o deputado João Campos (PSB-PE), autor do requerimento da audiência.

Os senadores Chico Rodrigues (DEM-RR), Izalci Lucas (PSDB-DF), Wellington Fagundes (PR-MT) e a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) também ressaltaram a importância da aprovação do novo Fundeb. Segundo Eliziane, o Congresso Nacional tem que encabeçar esse debate.

 O governo federal não assumiu até hoje o controle e o debate em relação à questão do novo Fundeb, que acaba agora no dia 31 de dezembro.

E, se o Congresso Nacional não se juntar, não protagonizar, a gente não tem uma ação por parte do governo federal. E será ferir de morte a educação brasileira — apontou a senadora.

13 Jul 2020

Evasão escolar pode aumentar com pandemia

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

09 de Fev de 2021

Lino Sanabria toma posse do cargo de reitor pro tempore

21 de Jul de 2020

Ponta Porã ganha sessões de cinema drive-in no Majestic Hall

21 de Mai de 2020

Como diminuir stress antes do evento

Logo do Whatsapp