21/05/2020 às 16:00 Noticias

Como diminuir stress antes do evento

408
5min de leitura

 Os eventos, independentemente de sua natureza, são estressantes. E ficar calmo antes de um acontecimento importante costuma ser uma habilidade difícil de adquirir.

Isso acontece devido ao número de tarefas que precisam ser concluídas dentro de prazos rígidos, de orçamentos alocados e, principalmente, pelo fato de você ser responsável pelo bom funcionamento do evento.

Estar mental, social, física e estrategicamente preparado é de suma importância para reduzir o estresse antes de um evento.

Por isso, vamos apresentar seis dicas que o ajudarão a diminuir o nível deste problema tão comum. Confira!

6 dicas que vão ajudar a reduzir o estresse antes de um evento

1. Crie checklists

A primeira coisa e uma das mais importantes a ter em mente antes de organizar um evento é deixar em ordem tudo o que você precisa ou pode precisar.

Criar um checklist para organizar um evento de sucesso é o primeiro passo na escada para a vida sem estresse. Essa ferramenta permite acompanhar, armazenar todos os itens necessários e as tarefas a serem realizadas em uma determinada ocasião.

O uso de um criador de checklists facilita o seu trabalho, de forma que você não precisará se lembrar de tudo usando a memória e poderá sempre consultar (ou atualizar) a lista se sentir que está deixando passar algo importante.

Uma boa opção é encontrar uma alternativa ao Typeform para criar pesquisas e questionários melhores, que tragam a você e à sua equipe novas ideias para o evento.

Categorize tarefas com base na importância ou adicione imagens para fornecer ou destacar mais informações.

2. Faça um cronograma de execução

Um cronograma de execução descreve os procedimentos do evento do início ao fim. Ter esse plano em mãos ajuda a garantir a execução de um evento com harmonia e sem interrupções.

Às vezes, é normal que as coisas não corram exatamente como o previsto. Mas, para evitar esses erros, é útil contar com um cronograma de execução. Através dele você será capaz de direcionar e controlar os acontecimentos.

Um cronograma de execução ainda mantém o registro de todos os procedimentos organizados, como por exemplo:

agenda de palestrasentradas de áudio e vídeo;iluminação;ordem dos palestrantes.

Ou seja, esta lista será um guia completo, evitando a preocupação com todos esses itens e o estresse antes de um evento.

3. Recrute uma equipe capacitada

Organizar e executar um evento bem-sucedido não é tarefa para uma só pessoa. É essencial ter uma equipe capacitada e talentosa ao seu lado.

Organize uma reunião da equipe interna com todos os membros que terão papéis decisivos para o bom andamento do evento. A ideia é revisar e obter atualizações sobre cada departamento.

Use essas reuniões da equipe para discutir e chegar às melhores formas de organização. O uso da técnica do abraço coletivo será uma vantagem neste momento para manter todo o time unido.

Você ainda pode utilizar um software de RH adequado às suas necessidades, que é extremamente útil para o armazenamento dos dados dos funcionários em um único local, além de facilitar o processo de recrutamento, gerenciamento de reclamações e ausências.

Além disso, estabeleça uma linha de comando e especifique a função e a responsabilidade de cada membro da equipe no evento. Poder contar com essas pessoas competentes durante a fase de organização será essencial para reduzir o estresse antes de um evento.

4. Terceirize serviços

A organização de um evento traz consigo um conjunto de obstáculos. Há momentos em que você não está qualificado o suficiente para supervisionar ou não tem tempo para participar de alguma tarefa.

Nesses casos, você pode terceirizar algumas delas para serem executadas em seu nome por outras empresas ou profissionais.

Por exemplo, se você é um dos oradores do evento e não pode preparar seu discurso por estar envolvido em outras questões, uma opção é contratar os funcionários da GrabmyEssay para redigir um bom texto em seu lugar.

Se você é estudante, mas está atrasado em suas tarefas escolares, que tal usar os serviços da Trust My Paper para não atrasar seus trabalhos e redações e poder participar de um evento importante?

A terceirização de serviços diminui a carga de trabalho e oferece mais tempo para você se preparar e se concentrar nas tarefas com as quais você está mais familiarizado ao organizar um evento. Essa é uma ótima estratégia para aliviar o estresse e garantir o sucesso de qualquer evento.

5. Tenha um plano de apoio

As coisas nem sempre acontecem conforme esperamos, mesmo em um evento bem planejado. Pode ser que um palestrante falte no grande dia, que os espaços sejam cancelados no último minuto e muitas outras circunstâncias imprevistas podem surgir.

Por isso, é aconselhável ter sempre um plano de apoio para todos os aspectos do evento e para evitar qualquer tipo de estresse antes de um evento. Como garantia, tenha um outro local para a realização do evento como segunda opção. Separe também alguns equipamentos de reserva. Isso é melhor do que depender de um ou dois que podem ter problemas na hora.

Em resumo, prepare-se para situações que podem dar errado, pois é melhor prevenir do que remediar. Você pode usar um software de gerenciamento para organizar seu calendário de tarefas diárias, compromissos, lembretes automatizados e e-mails.

Ter um plano de apoio para o seu evento é ótimo para aliviar o estresse. Saber que todas as fases foram contempladas caso haja um problema é reconfortante. O conhecimento de que você possui a capacidade de superar qualquer obstáculo é bom para afastar o estresse antes de um evento.

6. Relaxe

Ter alguns momentos de relaxamento é o melhor exercício para reduzir o estresse antes de um evento ou ocasião importante.

Você pode ler um livro, ouvir música suave, meditar, exercitar-se ou fazer qualquer coisa que acalme seus nervos. Conseguir um tempo de silêncio também é útil e fundamental para atingir esse objetivo.

Usar esses métodos para relaxar antes de um evento é uma das melhores maneiras de se manter positivo e eficiente ao longo do grande dia.

O estresse antes de um evento está sempre presente e é difícil eliminá-lo completamente. Mas, aplicando estas dicas, você certamente minimizará o efeito que ele exerce sobre seu estado mental e físico.

Fonte: https://www.moblee.com.br/blog/estresse-antes-de-um-evento/

21 Mai 2020

Como diminuir stress antes do evento

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

09 de Fev de 2021

Lino Sanabria toma posse do cargo de reitor pro tempore

21 de Jul de 2020

Ponta Porã ganha sessões de cinema drive-in no Majestic Hall

21 de Jan de 2021

Inscrições para o Encceja terminam na sexta-feira; provas serão em abril

Logo do Whatsapp