18/09/2022 às 12:50 Noticias

Ideb 2021 não reflete realidade da educação sul-mato-grossense

3
2min de leitura

Para a SED (Secretaria Estadual de Educação), a avaliação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2021 não reflete os dados reais da educação em Mato Grosso do Sul, já que o exame foi aplicado em período de pandemia de covid-19.

De acordo com o órgão, a prova do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) foi realizada entre novembro e início de dezembro de 2021, período em que muitas famílias sofriam os impactos da covid-19 e isso impediu que muitos estudantes fizessem a avaliação.

Além disso, a secretaria estadual de Educação Maria Cecília Amendola da Motta, explicou que MS não adotou a aprovação automática, autorizada por conta da pandemia e grande parte dos alunos da rede estadual precisaram parar de estudar para trabalhar e ajudar as famílias no período.

“Somos contra passar de ano o aluno que não aprendeu. Muitos tiveram dificuldade porque ficamos dois anos sem aulas presenciais. É claro que isso prejudicou o aprendizado, mas não podemos simplesmente aprovar alunos que não estejam preparados para passar para a próxima etapa do aprendizado”, explicou a secretária.

No entanto, as escolas da Rede Estadual de Ensino adotaram uma série de soluções tecnológicas como sistema de busca ativa aos alunos evadidos e a monitoração do aprendizado ao longo do período de pandemia.

“O Ideb 2021, ao invés de cumprir com os objetivos para os quais foi criado em 2007, de ser um indicador da qualidade educacional e de referência para implementação de políticas educacionais, evidenciou o impacto da pandemia na Educação, promovendo uma comparação entre o que julgamos incomparável e as circunstâncias apresentadas”, finaliza Cecília. - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

18 Set 2022

Ideb 2021 não reflete realidade da educação sul-mato-grossense

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

09 de Fev de 2021

Lino Sanabria toma posse do cargo de reitor pro tempore

21 de Jul de 2020

Ponta Porã ganha sessões de cinema drive-in no Majestic Hall

21 de Mai de 2020

Como diminuir stress antes do evento

Logo do Whatsapp