17/03/2020 às 14:02 Noticias

Reitores da UFMS, UFGD, UEMS, UCDB e UNIDERP/ANHANGUERA suspendem atividades presenciais por 30 dias

261
2min de leitura

Reitores do CRIE decidem adotar ferramentas de Educação a Distância e Tecnologias de Informação e Comunicação  

Os reitores das universidades (UFMS, UFGD, UEMS, UCDB e UNIDERP) e institutos de ensino superior (IFMS, Unigran e Insted) de Mato Grosso do Sul que formam o CRIE (Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior) decidiram adotar e adequar as metodologias de ensino e aprendizagem remotas (ferramentas de Educação a Distância - EAD e Tecnologias de Informação e Comunicação) ao invés de atividades presenciais a partir de amanhã (17 de março de 2020) para todos os cursos de graduação e de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) por 30 dias.

A decisão está alinhada com a política de Educação do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e foi tomada em reunião realizada hoje à tarde na Secretaria de Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. As aulas e as atividades presenciais serão substituídas neste momento para evitar mobilidade e aglomeração de estudantes e professores.

Alinhada aos protocolos epidemiológicos da Secretaria de Estado da Saúde de MS e do Ministério da Saúde e resguardadas a autonomia e as particularidades das instituições, o Calendário Acadêmico de 2020 está mantido de acordo com o novo planejamento das atividades de cada instituição e município.

O governador Reinaldo Azambuja e o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Corrêa Riedel, participaram da reunião. “É muito importante e estratégica a parceria com as Universidades, pois as informações técnicas e a ciência devem ser respeitadas para uma análise adequada sobre o avanço da doença”, afirmou o governador.

Segundo o presidente do CRIE, o reitor Marcelo Turine (UFMS), a medida mostra a união das universidades para superar esse momento difícil do país. “Nosso objetivo é tranquilizar as pessoas e com muita serenidade buscar alternativas eficazes e eficientes para contribuir com o combate ao vírus e, ao mesmo tempo, permitir a formação adequada dos nossos jovens”, explicou.

A reitora da UFGD, Mirlene Ferreira Macedo Damázio, disse que a adoção das medidas fortalece as instituições e é necessária porque muitos câmpus são compartilhados ou têm serviços em comum, como o transporte dos estudantes. “Estamos todos buscando o bem-estar da nossa comunidade e as ações conjuntas, alinhadas ao governo do Estado, trazem um respaldo mais amplo”, relatou.

17 Mar 2020

Reitores da UFMS, UFGD, UEMS, UCDB e UNIDERP/ANHANGUERA suspendem atividades presenciais por 30 dias

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

09 de Fev de 2021

Lino Sanabria toma posse do cargo de reitor pro tempore

21 de Jul de 2020

Ponta Porã ganha sessões de cinema drive-in no Majestic Hall

21 de Mai de 2020

Como diminuir stress antes do evento

Logo do Whatsapp