25/06/2020 às 20:03 Noticias Formatura

A distância, UFGD forma 42 novos profissionais nos próximos dias

229
3min de leitura

Acadêmicos de seis cursos de graduação da UFGD colarão grau por webconferência nestas sexta e segunda-feiras, dias 26 e 29 de junho. A exemplo dos últimos formandos de Medicina, que no início do mês de maio se tornaram a primeira turma a se graduar a distância na história da instituição, estudantes das faculdades de Ciências Exatas e Tecnologia (FACET) e de Ciências Biológicas e Ambientais (FCBA) também viverão cerimônias diferenciadas em função da pandemia de covid-19.

 Ao todo, 32 alunos da FCBA e dez da FACET participarão dos eventos. A pró-reitora de Ensino de Graduação da UFGD, Selma Helena Marchiori Hashimoto, explica que nem todos os estudantes aderiram à formatura a distância e que estão se formando agora apenas os graduandos que solicitaram a colação de grau dessa maneira. “Os que preferiram esperar pela cerimônia presencial, se formarão em um segundo momento, assim que retornarmos às atividades convencionais”, afirma.

 Pela FACET, são quatro formandos em Engenharia da Computação e seis em Sistemas de Informação. Pela FCBA, 14 estudantes colam grau em Biotecnologia, seis em Ciências Biológicas – Licenciatura, seis em Ciências Biológicas – Bacharelado e, também seis, em Gestão Ambiental.

 Diferentemente do que foi realizado na formatura do curso de Medicina, nas próximas ocasiões não haverá drive thru para que os recém-formados assinem as atas das cerimônias, pois a maioria dos estudantes encontra-se fora de Dourados neste período. “As atas serão assinadas no momento da retirada dos diplomas, que tem prazo de 180 dias para ser expedido”, esclarece a pró-reitora. No entanto, quem antes desse prazo precisar comprovar a formação, pode solicitar via e-mail uma declaração de colação de grau.

EXPECTATIVAS

 “Não será da forma como eu esperava. Meus pais aguardavam ansiosos por esse momento e o período de isolamento teve início apenas dois dias antes da data da colação presencial”, diz o estudante Bruno da Silva Dorneles, de 23 anos. Apesar de a formatura a distância não materializar suas expectativas, o formando em Engenharia da Computação se vê em constante readaptação de sua rotina e vem tentando ressignificar o momento.

“Durante o ensaio de hoje, percebi que, apesar de não ser da forma que esperávamos, não deixa de ser um momento especial”, afirma Bruno, que é de Três Lagoas e atualmente está na cidade junto da família. Ele conta que optou pela colação de grau por webconferência porque pretende se candidatar a vagas de emprego e, ainda, não descarta a continuidade dos estudos, em um programa de mestrado.

 Guiada pela mesma motivação, a formanda em Ciências Biológicas – Licenciatura, Cândida Anitta Pereira Rodrigues, de 22 anos, diz ser estranho fazer planos para o futuro em um cenário tão instável como o de agora, mas que não pensa em desistir da carreira acadêmica. “Diploma é o único documento que ainda falta para a minha efetivação no mestrado”, afirma a estudante, que pesquisa na área de Entomologia e, mais especificamente, desenvolve trabalho sobre formigas.

Assim como Bruno, Anitta não imaginava que teria uma colação de grau tão diferente. “Eu já havia convidado padrinhos, tios e amigos para a formatura presencial. A distância, parece mais solitário”, diz a estudante que vive com a mãe e a irmã gêmea, em Dourados. De qualquer forma, foi a maneira mais ágil que encontrou para poder seguir estudando. “Pensei em esperar a pandemia passar, mas realmente não temos previsão de quando isso acontecerá. Então, foi o único jeito, já que estou focada no mestrado e preciso concluir a graduação”, argumenta.

CERIMÔNIAS

As cerimônias de colação de grau estão previstas para os seguintes dias e horários:

FACET: 26/06/2020, sexta-feira, às 9 horas.

FCBA: 29/06/2020, segunda-feira, às 9 horas.

A mesa diretiva será montada na Unidade 1 da UFGD e se comunicará com os formandos por meio de videoconferência, com transmissão aberta e em tempo real, pelo canal da Universidade na plataforma YouTube. Todo o suporte será fornecido por técnicos da Faculdade de Educação a Distância da Universidade (EaD), que atuarão tanto presencial como remotamente.

Jornalismo ACS/UFGD

25 Jun 2020

A distância, UFGD forma 42 novos profissionais nos próximos dias

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

01 de Mar de 2020

Aula da Saudade pode ser divertida e emocionante

09 de Fev de 2021

Lino Sanabria toma posse do cargo de reitor pro tempore

21 de Abr de 2019

Abeform lamenta que formandos ficaram sem formatura

Logo do Whatsapp