03/03/2022 às 15:00 Educação Formatura

Período de aulas da Rede Estadual de Ensino começa nesta quinta-feira

12
2min de leitura

 Começa nesta quinta-feira, dia 03 de março de 2022, o calendário de aulas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS) para quase 190 mil estudantes matriculados nas 348 unidades escolares da REE, presentes nos 79 municípios do Estado. A retomada das atividades ocorre após o período de Jornada Pedagógica, iniciado no dia 17 de fevereiro, e seguirá de forma presencial, de acordo com o Protocolo de Volta às Aulas de MS.

Para o retorno, os estudantes da Rede contam com as entregas dos kits e uniformes escolares que, juntos, somam R$ 17,6 em investimentos. Serão mais de 196 mil kits escolares 306 mil camisetas e quase 150 mil bermudas, além dos uniformes que atenderão cerca de 1,5 mil estudantes matriculados nas escolas cívico-militares da REE.

Entre as novidades para este ano, está a implementação do Novo Ensino Médio nas escolas que trabalham com a oferta desta etapa da educação básica. A mudança vai promover uma nova estruturação do currículo, com uma composição comum a todos os estudantes, intitulada Formação Geral Básica (FGB) e uma composição flexível, chamados de Itinerários Formativos (IF), cuja proposta é garantir a autonomia do estudante na escolha entre diferentes roteiros para sua formação.

Em Mato Grosso do Sul, a novidade será aplicada nas três séries do Ensino Médio já a partir deste ano, após 1 ano de aplicação em formato de projeto-piloto, em 122 escolas de Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino em 2021.

Outro ponto de destaque é o avanço do Ensino em Tempo Integral, que se tornou uma das prioridades do Governo de Mato Grosso do Sul nos últimos anos. Com a formatação da proposta e planejamento realizado pela SED, o trabalho ganhou força e o resultado foi um aumento constante no número escolas da Rede que trabalham a oferta dessa modalidade, por meio do Programa Escola da Autoria, criado em 2015, e que chega ao total de 132 escolas em 2022.

Colocado em prática em 2016, no ano seguinte o Programa já contava com 11 escolas e se fazia presente nos municípios de Campo Grande, Dourados, Corumbá e Naviraí. A redução nos índices de abandono, aumento na taxa de aprovação e crescimento do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), observado nas escolas que colocaram a proposta em prática, chamaram a atenção e logo se tornaram marcas da iniciativa.

Calendário

O calendário Escolar 2022, a ser operacionalizado nas escolas e centros da Rede Estadual de Ensino, define a duração de 205 dias para o ano escolar, com 13 sábados letivos, distribuídos em 200 dias letivos, 4 dias para a realização de Exames Finais, 1 dia para a realização de Conselho de Classe Final.

O início das aulas será nesta quinta-feira, dia 03 de março, com recesso escolar entre os dias 11 e 25 julho. O término do ano escolar está previsto para o dia 22 de dezembro de 2022.

Publicado por: Vinícius Espíndola

03 Mar 2022

Período de aulas da Rede Estadual de Ensino começa nesta quinta-feira

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

01 de Mar de 2020

Aula da Saudade pode ser divertida e emocionante

21 de Abr de 2019

Abeform lamenta que formandos ficaram sem formatura

09 de Dez de 2019

COMO EVITAR UMA DOR DE CABEÇA NO MELHOR SONHO DA SUA VIDA?

Logo do Whatsapp