13/09/2022 às 16:20

Grupo Palhaços Sem Fronteiras se apresenta na Praça da Juventude nesta quinta-feira

7
3min de leitura

Nesta quinta-feira (15/09), às 15h, o projeto de extensão Arte na Praça, desenvolvido por servidores e estudantes da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), recebe o grupo Palhaços Sem Fronteiras, com o espetáculo "Japuka - Riso é para Todos". A apresentação será na Praça da Juventude, no Bairro Parque das Nações I, com entrada gratuita.

Através da comicidade física, da música e das habilidades circenses, quatro palhaças e um palhaço irão compartilhar com o público brincadeiras, fantasia e muita diversão. Para o grupo Palhaços Sem Fronteiras, o riso tem um importante potencial de reestruturação afetiva, principalmente para pessoas que passam ou passaram por alguma situação de vulnerabilidade. O encontro sincero dos palhaços com o público gera conexões humanas que trazem bem-estar e melhoram a qualidade de vida.

O projeto "Japuka - Riso é para Todos" tem como objetivo percorrer um caminho pela terra vermelha em busca de conexões, de fortalecimento da cena artística de Dourados e, principalmente, do riso nos rostos dos povos originários. Japuka na língua guarani significa "nós rimos". "Nós", neste caso, inclui a pessoa com quem se fala. 

Por isso, as apresentações desse espetáculo em Dourados ocorrerão preferencialmente em territórios indígenas, com apoio do Espaço Cultural Casulo. No entanto, nesta quinta-feira, a parceria será com o Projeto Arte na Praça, de modo a viabilizar o espetáculo na Praça da Juventude. 

 

PALHAÇOS SEM FRONTEIRAS

Palhaços Sem Fronteiras Internacional (Clowns Without Boders International - CWBI)  é uma organização sediada na Espanha e composta atualmente por 14 países. O Brasil compõe a entidade desde 2016. O grupo tem como missão proporcionar o riso como transformação individual, cultivar a alegria e democratizar o acesso às artes circenses por meio de espetáculos profissionais e atividades pedagógicas com foco na palhaçaria, em regiões que se encontram em contexto de alta vulnerabilidade social e crise humanitária, denunciando violações dos direitos humanos.

O projeto Japuka envolve apresentações, oficinas e arrecadação de alimentos e roupas. A vinda para Dourados do Palhaços sem Fronteiras Brasil e Estados Unidos foi apoiada pelo Espaço Cultural Casulo. Assim, mais informações sobre as outras apresentações do grupo na cidade, as oficinas e as arrecadações podem ser obtidas com o Casulo (@casuloarte e 99870-0269).

ARTE NA PRAÇA

O projeto de extensão Arte na Praça engloba mostra de espetáculos, rodas de conversas e oficinas artísticas. As atividades estão sendo desenvolvidas desde março de 2022, de forma gratuita, na Praça da Juventude - Estação Cidadania.

Para os próximos meses estão previstos os espetáculos "Des-calço", com Produções 13, e  "35", com Magenta Produções. Já as oficinas de teatro para meninas e mulheres estão acontecendo regularmente às quintas-feiras, às 14h30, e vão até novembro.

O projeto Arte na Praça é uma realização da UFGD e tem como parceiros a Secretaria Municipal de Cultura de Dourados e coletivos e grupos artísticos.

Contatos: @artenapracadourados ou artenapracaufgd@gmail.com 

 

SERVIÇO

→ Espetáculo: Japuka, com o grupo Palhaços Sem Fronteiras

Quinta-feira, dia 15/09, às 15h, na Praça da Juventude.

Classificação livre.

Entrada gratuita.

Sinopse: Através da comicidade física, da música e das habilidades circenses, 4 palhaças e 1 palhaço compartilham com o público brincadeiras, fantasia e muita diversão! Para nós, Palhaços e Palhaças Sem Fronteiras, o riso tem um importante potencial de reestruturação afetiva, principalmente para pessoas que passam ou passaram por alguma situação de vulnerabilidade. Acreditamos que o encontro sincero de palhaces com público gera conexões humanas que trazem bem-estar e melhoram nossa qualidade de vida, por isso, vamos rir juntos!

Produção: Grupo Palhaços Sem Fronteiras

Duração: 40 minutos.


13 Set 2022

Grupo Palhaços Sem Fronteiras se apresenta na Praça da Juventude nesta quinta-feira

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Logo do Whatsapp