04/01/2022 às 13:13 Educação

Com avanços na implementação, Programa Escola da Autoria chega a 132 unidades em 2022. Matriculas vão até dia 05 de Janeiro.

5
3min de leitura

O avanço do Ensino em Tempo Integral se tornou uma das prioridades do Governo de Mato Grosso do Sul nos últimos anos. Com a formatação da proposta e planejamento realizado pela Secretaria de Estado de Educação (SED), o trabalho ganhou força e o resultado foi um aumento constante no número escolas da Rede Estadual de Ensino (REE) que trabalham a oferta dessa modalidade, por meio do Programa Escola da Autoria, criado em 2015, e que chega ao total de 132 escolas em 2022.

Colocado em prática em 2016, no ano seguinte o Programa já contava com 11 escolas e se fazia presente nos municípios de Campo Grande, Dourados, Corumbá e Naviraí. A redução nos índices de abandono, aumento na taxa de aprovação e crescimento do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), observado nas escolas que colocaram a proposta em prática, chamaram a atenção e logo se tornaram marcas da iniciativa.

A EE Presidente Médici, localizada no município de Naviraí, foi uma das unidades que colheram importantes frutos com a adesão. Fundada em 30 de outubro de 1967, a escola formou muitos dos profissionais que hoje exercem suas funções na cidade e em outros lugares do Estado. No ano de 2017, passou a contar com o Ensino Médio em Tempo Integral e ganhou destaque no cenário municipal e estadual nas avaliações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com 60% de aprovação dos estudantes em universidades públicas e no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com nota de 4,9.

“Nas provas do Sistema de Avaliação da Educação de MS, o Saems, todas as notas ficaram acima da média estadual em Língua Portuguesa, Matemática e Produção textual. Além disso, a escola conta com uma taxa de aprovação de 98% e taxa de abandono em 0%”, destacou a diretora Sandra Passos.

Recentemente reformada, a escola contou com a presença do governador Reinaldo Azambuja para a entrega de obras no total de R$ 4 milhões, investimento que veio acompanhado de novos materiais, conjuntos escolares e outras importantes novidades.

Resultados como esse, observado na EE Presidente Médici, se tornaram recorrentes nas escolas que fazem parte do Programa no decorrer dos anos. Com isso, a proposta ganhou força e hoje já chega em quase 40% das escolas da Rede Estadual de Ensino. Em 2022, o total de unidades escolares que contarão com a oferta do Ensino em Tempo Integral salta de 97 para 132 escolas, sendo 35 novas, levando a oferta para 8 municípios que não eram atendidos (Alcinópolis, Anaurilândia, Bonito, Dois Irmãos do Buriti, Iguatemi, Nioaque, Rio Brilhante e Douradina).

Com a ampliação, 54 cidades de Mato Grosso do Sul passam a contar com o Ensino em Tempo Integral, com ofertas para Ensino Fundamental e Médio. Somadas, as escolas poderão atender até 32 mil estudantes durante o próximo ano letivo, que poderão vivenciar – na prática – as premissas do Programa, que destaca o protagonismo dos estudantes e o incentivo à pesquisa.

Entre os destaques do Programa, está uma escola localizada em Caarapó, município distante 270 quilômetros de Campo Grande: a EE Indígena Yvy Poty.

Primeira escola indígena integrante do Programa Escola da Autoria, a EE Yvy Poty iniciou o atendimento aos estudantes com pouco mais de 200 alunos matriculados. O trabalho de sucesso resultou na adesão da comunidade e, em 2021, a escola contou com 350 alunos, matriculados em turmas de Ensino Médio em Tempo Integral e módulos finais da EJA – Conectando Saberes.

Para o diretor da EE, Valdinei Marques Mendonça, o objetivo dessa proposta é mudar a vida dos estudantes, que por vezes deixam a sala de aula para trabalhar. “Nosso objetivo é, através do Ensino Integral [e em Tempo Integral], através do Projeto de Vida, tornar o aluno autônomo, solidário e competente, para que ele possa enxergar algo a mais. (...) Além de poder ajudar a própria comunidade, trabalhamos para que ele possa viver feliz, com renda e ajudando no desenvolvimento da própria comunidade”, disse.

Matrícula Digital

O período de Matrícula da Rede Estadual de Ensino segue aberto até o dia 05 de janeiro. Para garantir vaga em uma das 347 unidades escolares da REE, seja no Ensino em Tempo Parcial ou em Tempo Integral, basta acessar o portal www.matriculadigital.ms.gov.br ou entrar e contato pelo telefone 0800-647-0028.


04 Jan 2022

Com avanços na implementação, Programa Escola da Autoria chega a 132 unidades em 2022. Matriculas vão até dia 05 de Janeiro.

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

12 de Fev de 2023

UCP deve firmar convênio com hospital de SC e garante mais de 800 vagas de internato no Paraguai

03 de Mar de 2022

UEMS inicia temporada de Colações de Grau 2022

12 de Jan de 2022

2ª etapa de pré-matrícula da REE já começou

Logo do Whatsapp