03/11/2021 às 10:50

Projeto da UFGD ensina crianças a prevenir acidentes em locais de armazenagem de grãos

9
2min de leitura

A equipe do PAS apresentou as etapas do processo de armazenamento de grãos e os riscos existentes. Os estudantes e a professora da UFGD usaram um mini silo para mostrar às crianças como os grãos se movimentam e facilmente podem causar o soterramento de uma pessoa. A demonstração, feita e forma lúdica e com linguagem sensível, tem o intuito de promover a segurança das crianças, por meio do conhecimento.

“As atividades de sensibilização com as crianças do ensino fundamental em escolas rurais é de grande importância, visto que desde cedo elas têm contato com estruturas de armazenamento. Além disso, muitos pais destes estudantes também são ligados a atividade agrícola e agroindustrial, o que aproxima mais as crianças do tema que foi abordado na ação de extensão”, afirma a professora Vanderleia.Pensando em evitar novas tragédias, Vanderleia criou o “Projeto Armazenamento Seguro – PAS”, com o objetivo de ensinar crianças da área rural de Dourados a prevenir acidentes em lugares onde há armazenamento de grãos.

Na última segunda-feira, dia 25, a equipe do PAS esteve na Escola Municipal Dr. Camilo Hermelindo da Silva, na linha do Barreirinho, área rural de Dourados. Participaram da atividade os estudantes Fabio da Silva Ferreira, Gabriely Verão Dourado, Vinicius Ximenez Quevedo e Luciana Aparecida Mauricio da Silva, todos alunos do curso de Engenharia Agrícola da UFGD.

Crianças da área rural convivem com atividades de colheita e transporte de milho, soja e outros produtos, mas nem sempre têm consciência do perigo que correm ao transitar em ambientes de carga e descarga de grãos. Em maio de 2020, no município de Dourados, uma criança caiu em uma carreta que descarregava feijão a granel e foi sugada pelo movimento dos grãos. O acidente fatal sensibilizou a professora Vanderleia Schoeninger, que dá aula no curso de Engenharia Agrícola da UFGD.


03 Nov 2021

Projeto da UFGD ensina crianças a prevenir acidentes em locais de armazenagem de grãos

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Logo do Whatsapp