01/03/2020 às 13:04 Formatura

Aula da Saudade pode ser divertida e emocionante

2468
5min de leitura

A despedida da faculdade é um momento marcante, por isso, merece todas as comemorações possíveis! Existem algumas atividades que vão além da colação de grau ou da festa de formatura e que podem ser ótimos complementos para a celebração.

Uma delas é a aula da saudade, que promove a reunião de alunos, professores e funcionários da faculdade, para que bons acontecimentos sejam relembrados e homenagens sejam feitas.

Quer entender um pouco mais sobre essa ideia? Separamos algumas dicas para te ajudar a preparar esse evento tão especial. Confira!

O que é a aula da saudade?

Antes de qualquer coisa, é necessário entender do que essa celebração se trata, certo? Como o nome já indica, a aula da saudade é um encontro feito na sala de aula para que diversas atividades sejam realizadas, como retrospectiva do curso e de momentos marcantes, exibição de fotos e vídeos da turma e até mesmo uma pequena festa temática com coquetel. Normalmente, a confraternização ocorre nas últimas semanas de aula e pode ser organizada pela comissão de formatura.

Como preparar a aula da saudade?

Para que o momento seja especial e divertido, é necessário organização e cuidado — assim, nenhum detalhe será esquecido. Por isso, indicamos a criação de um roteiro que possa ajudar os organizadores a se atentarem a cada etapa. Veja outras ideias!

Escolha um tema

Festas temáticas são superdivertidas e podem garantir boas recordações. Você pode escolher dentre vários temas interessantes, como aquele em que os formandos se fantasiam do seu personagem preferido. É uma excelente oportunidade de usar a criatividade e transformar um momento tão especial em motivo de muita diversão também.

Relembrar os velhos tempos também pode ser uma boa temática para a aula da saudade. Nesse caso, os formandos devem escolher se os looks serão inspirados nos anos 60, 70, 80 ou 90. Todas essas épocas trazem, com certeza, ótimas opções de música e de roupas para se inspirar.

Quando a aula da saudade cai em pleno meio do ano, não tem jeito. O melhor tema é o arraiá, onde a turma pode apostar em muito xadrez, trancinhas, retalhos e chapéu de palha. Além disso, todo mundo pode se deliciar com as comidas típicas da ocasião, como paçoca, quentão, canjica, cachorro-quente etc.

Além dessas ideias, você pode escolher outros temas, como:

cabaré;baile de máscaras;festa neon;mundo Disney.

O importante é escolher aquele que se encaixe no perfil da turma. Feito isso, é hora de pensar na decoração.

Decida o local

A aula da saudade pode ser na faculdade ou em um espaço específico. Essa escolha vai depender de tamanho da festa. Se a turma quiser uma maior e com mais agitação, recomenda-se fazer em um local a parte, que pode ser um espaço para eventos, clube ou até mesmo a casa de algum colega.

O importante é que o local comporte a quantidade de pessoas e seja adequado ao tema escolhido. Se a aula da saudade for um arraiá, será interessante ter um espaço para barraquinhas de comidas típicas e para uma quadrilha. Caso seja uma festa neon, nada melhor que um espaço que permita pouca iluminação para que as roupas brilhem com a pintura florescente.

Capriche na decoração

Com o tema e local definidos, é hora de pensar na decoração. E a primeira dica que damos é: conheça bem o local do evento. Pode parecer óbvio, mas isso vai influenciar bastante na ornamentação do ambiente. Com essa informação, é possível saber que tipo de decoração utilizar, se precisa de iluminação artificial ou não, o tipo de material utilizado em forros de mesa, cortinas etc.

Garanta também que a decoração esteja em sintonia com o tema da festa. Por exemplo, se for um baile de máscaras, escolha peças decorativas luxuosas e sofisticadas. As cores utilizadas também devem estar de acordo com a temática.

Faça uma lista com o nome dos participantes

Uma lista com o nome de todos os participantes e convidados pode ser muito funcional. Assim, você terá a oportunidade de organizar o evento com mais exatidão e evitar falhas. Ao saber quantas pessoas vão participar, fica mais fácil, por exemplo, definir o melhor ambiente e o que será servido.

Divulgue o local e o horário

Informe com antecedência o local e o horário da celebração. Dessa forma, os participantes terão tempo de se preparar. Essa atitude também é importante para os professores, que, em muitos casos, têm agenda corrida. Se possível, divulgue bem o evento, envie lembretes pelas redes sociais ou e-mail. É uma forma de garantir que nenhum membro da turma seja excluído da comemoração.

Faça uma mensagem de abertura

Prepare um texto legal, que relembre os momentos da turma e que possa incentivar os colegas. Sem dúvidas, a celebração merece um momento de confraternização em um sentido mais emocional.

Uma boa dica é escolher uma pessoa boa com as palavras para escrever o texto. Alguém que saiba colocar no papel os sentimentos que representam a turma, mostrando como tudo começou, os desafios enfrentados, as tristezas, alegrias, enfim, os momentos compartilhados por alunos e professores no decorrer do curso. Para complementar, você também pode preparar uma exibição de vídeos e fotos!

Saiba o que servir

Para um momento de descontração e despedida como a aula da saudade, o cardápio deve ser especial. Com exceção de temáticas com comidas típicas — como o arraiá —, aposte em algo simples, mas com bastante diversidade.

Escolha as bebidas e o cardápio de acordo com a identidade da festa. Pode ser desde um jantar mais elegante até uma ocasião informal voltada para os formandos, familiares e professores. O ideal é consultar os formandos para que todos possam opinar. Desse modo, será mais prático decidir não apenas sobre o buffet, mas também sobre decoração, tema de festa e outras questões.

Escolha os homenageados

Se a turma optar pela realização de homenagens, é interessante fazer uma votação sobre quem será homenageado. Uma ideia bem divertida é a entrega de prêmios, basta definir as categorias (por exemplo: “O mais divertido”, ou “O mais camarada”).

Sem dúvidas, a aula da saudade representa mais uma oportunidade de unir e entreter a turma. Além disso, é uma ocasião que vai ficar na memória de todos como lembrança dos anos incríveis de faculdade!

Gostou das nossas dicas para fazer uma aula da saudade incrível? Então, compartilhe agora mesmo com seus amigos nas redes sociais!

Fonte: https://blog.grupogwl.com

01 Mar 2020

Aula da Saudade pode ser divertida e emocionante

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Auladasaudade formatura

Quem viu também curtiu

21 de Abr de 2019

Abeform lamenta que formandos ficaram sem formatura

09 de Dez de 2019

COMO EVITAR UMA DOR DE CABEÇA NO MELHOR SONHO DA SUA VIDA?

08 de Dez de 2019

Formaturas bilionárias

Logo do Whatsapp