22/07/2020 às 14:26 Noticias

98% das escolas de MS têm acesso à internet; alta cobertura minimiza desigualdades do setor

250
2min de leitura

Em Mato Grosso do Sul, 98% das escolas de ensinos fundamental e médio possuem acesso à internet. O percentual de infraestrutura tecnológica é o segundo melhor do Brasil, conforme mostra o Censo Escolar de 2019 sobre escolas federais, estaduais, municipais e particulares. O Estado fica atrás somente do Distrito Federal, que também possui 98% de cobertura. 

Das 1.204 escolas de ensino fundamental e médio do Mato Grosso do Sul, apenas 22 não tem ligação com a rede mundial de computadores. No Distrito Federal a proporção é de 907 escolas conectadas para 20 sem conexão. Na outra ponta da pirâmide está o Acre, com 27% de cobertura – 378 colégios com internet contra 1.028 sem.

“A educação é para todos e a conectividade também deve ser. Por isso, é necessário investir cada vez mais na infraestrutura tecnológica de maneira geral, para que os alunos possam estar conectados. Tendo a tecnologia em mãos, o estudante tem mais oportunidades”, fala a secretária de Educação de MS, Maria Cecília Amendola da Motta.

Os dados sobre a infraestrutura tecnológica das escolas brasileiras, juntos de informações sobre saneamento básico nos colégios, serviram de objeto de pesquisa para o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) entender melhor as desigualdades no sistema educacional do País durante a pandemia de Covid-19.

Intitulado de “A infraestrutura sanitária e tecnológica das escolas e a retomada das aulas em tempos de Covid-19”, o estudo revela que a desigualdade no setor educacional brasileiro não será resolvida com o retorno às aulas, uma vez que os protocolos de prevenção preveem o rodízio de alunos, com parte assistindo às aulas presencialmente e parte remotamente.

Confira o estudo na íntegra:  https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/nota_tecnica/200715_nt_diset_n_70_web.pdf

22 Jul 2020

98% das escolas de MS têm acesso à internet; alta cobertura minimiza desigualdades do setor

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

09 de Fev de 2021

Lino Sanabria toma posse do cargo de reitor pro tempore

21 de Jul de 2020

Ponta Porã ganha sessões de cinema drive-in no Majestic Hall

21 de Mai de 2020

Como diminuir stress antes do evento

Logo do Whatsapp