29/11/2010

Os 6 cuidados para festa ao ar livre

Festas ao ar livre são alegres, charmosas, acolhedoras e a cara do verão. 

Essa época do ano, quando as temperaturas aumentam, é perfeita para organizar uma festa em um parque, praça, clube ou até mesmo no jardim da casa do anfitrião.
Não é muito complicado organizar uma festa outdoor. Um evento desse tipo pede cores quentes, móveis diferentes, texturas e tecidos informais para criar um ambiente inspirador e que tenha tudo a ver com o clima da estação.
Entretanto, alguns detalhes precisam ser levados em consideração para que tudo saia conforme o planejado. Eventos ao ar livre estão sujeitos a alguns riscos como insetos, terreno irregular, objetos que podem machucar os convidados, e claro, pode ser que a chuva compareça sem ser convidada.
Por isso é importante visitar o local com antecedência para garantir a segurança dos convidados e ter sempre um plano B na manga. Se você não quer errar ao planejar uma festa ao ar livre, dê uma olhada nas dicas que preparamos nesse artigo.

1- DECORAÇÃO

Antes de começar, é preciso definir o estilo da festa: clássico, rústico, boho (boêmio contemporâneo) ou rústico, pois ele vai orientar as peças e itens que você vai precisar providenciar. As mesas podem ser de madeira ou vidro e você pode, inclusive, dispor toalhas no chão com almofadas e mesas de pallets. Brinque com a beleza natural na hora de compor os arranjos e pense em peças que sejam práticas para o ambiente externo. Uma dica bem interessante é usar velas de citronela espalhadas pelo ambiente, pois elas ajudam a criar uma sensação de aconchego e também repelem insetos.

2- ORGANIZAÇÃO DO BUFFET

O tipo de comida a ser oferecido vai depender do horário do evento, mas de maneira geral é bom pensar em algo prático como finger foods. Se for um brunch, opte por canapés frios, salada de frutas ou um mix de folhas e frutas, pães e patês. Abuse de bebidas refrescantes, sucos, chás gelados, quiches e uma seleção de frios. Se o evento durar até mais tarde, pense em ofertar um prato quente como uma massa. E tenha sempre uma opção vegetariana no cardápio. O importante é tomar muito cuidado com o tempo de exposição dos alimentos e que eles fiquem bem acondicionados para permaneceram sempre frescos e não oferecer nenhum tipo de risco aos convidados.

3- SANITÁRIOS

Dependendo do local em que o evento vai ocorrer, será preciso providenciar sanitários para os convidados, mas não pense que você vai ser obrigado a disponibilizar os tão conhecidos (e terríveis) banheiros químicos, pois existem outras opções. Uma delas é o banheiro trailer, uma opção diferenciada, inovadora e muito mais charmosa. Ele possui sistema hidráulico e elétrico próprios, funcionamento simples e higienização fácil. Outra opção bem interessante é o banheiro ecológico seco que, além de cumprir bem a sua função, também contribui para o meio ambiente e pode fazer a diferença no seu evento.

4- SEGURANÇA E CONFORTO

Eventos ao ar livre estão sujeitos a alguns desconfortos, portanto você deve se antecipar a qualquer um deles. Deixe repelentes e frascos de protetor solar à disposição dos convidados. Se o evento começar à tarde e se estender até o início da noite, ofereça mantas ou pequenos cobertores caso as temperaturas caiam um pouco. E, se houver música, disponibilize também calçados confortáveis como chinelos para que todos possam curtir até o último minuto.

5- PHOTO BOOTH

Photo Booth é aquele cantinho com uma câmera e um fundo legal para que os convidados façam poses e fotos divertidas. Eles fazem o maior sucesso em qualquer tipo de evento, portanto monte um photo booth criativo e crie uma hashtag para que os convidados publiquem as fotos nas redes sociais.

6- PLANO B EM CASO DE CHUVA

Prepare-se para o maior imprevisto que pode ocorrer num evento ao ar livre: a chuva. Deixe a equipe alerta e preparada para levar os convidados para uma estrutura coberta caso comece a chover. Ter tendas fáceis de montar também pode ser uma opção.
http://www.acordecultural.com.br/blog/promover-uma-festa-ao-ar-livre/